Falando sobre Melhorias de processos e pessoas

Olá, tudo bem?


https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTJ5O_GOqdBUshq4FqoyKPk-Aj-FaCMmdtedTtFwRiD8Efni0QIFA

Toda nova turma em capacitações de Seis Sigma ou de Lean é um grande aprendizado e começo a ver as pessoas "olhando" os processos de uma forma diferente...

Toda vez que falamos de melhorias de processos, sejam eles industriais, administrativos ou de TI, aplicamos ferramentas focadas na melhoria desses processos e , mesmo o Diagrama de Ishikawa nos chamando atenção para as pessoas, pensamos em capacitação dessas pessoas para as ferramentas e não melhorias nelas... processos só funcionam com pessoas!

Podemos e devemos melhorar nossos negócios e investir em pessoas é fundamental, principalmente quando precisamos diminuir desperdícios e melhorar produtividade.

Negócios são baseados nas relações entre pessoas, e agregar valos a um negócio é melhorar o valor que colocamos nas nossas relações (correlação forte!). Outra coisa que conhecemos é que é mais fácil capacitar, conhecimento técnico, do que criar habilidades (inteligência emocional).

Eu acredito que que o discutido acima esta claro para quase todas as pessoas, e que precisamos superar e motivar pessoas a superar os desafios e criar as habilidades necessárias para os nossos novos papeis, buscando assim melhorar nossos relacionamentos e principalmente nossa comunicação.

Esse processo se inicia no autoconhecimento e na autoaceitação. É fundamental olhar para dentro de nós para enxergar o outro de uma forma diferente e mais assertiva.

Bom, por que falo isso?

Tenho uma boa experiência no estudo e aplicação de ferramentas estatísticas no entendimento, aprendizado e melhorias de processos dentro da metodologia do Seis Sigma, e as decisões assim são tomadas usando números e probabilidade, e toda informação vem de uma boa relação entre quem fala e quem ouve.

O entendimento das necessidades de melhoria, a Voz do Cliente, vem do entendimento , da comunicação e muitos projetos não são vencedores porque a comunicação inicial não foi clara e objetiva.

Autoconhecimento é a palavra do momento, e eu sei que as transformações necessárias para a melhoria da produtividade e redução de desperdícios acompanham as "melhorias"que as pessoas fazem em si próprias.

Abraço e até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sempre! Metodologia Yamazumi